A Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Campo Grande tem se dedicado constantemente à promoção e defesa dos direitos dos jovens, buscando sempre participar ativamente das discussões e formulações de políticas públicas que impactam diretamente essa parcela da população. Em um passo significativo para fortalecer essa participação, a Pastoral Juvenil conquistou um importante espaço nos conselhos de juventude do Estado e do nosso Município. Desde 2020, o Padre Linniker e o Éres Júnior tem representado a Arquidiocese nestes conselhos.
Recentemente, o Padre Linniker Matheus e Fabrício Selles formalizaram sua posse como representantes da Arquidiocese de Campo Grande no Conselho da Juventude do Estado do Mato Grosso do Sul (Conjuv), enquanto que o Pe. Linniker está como Presidente do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) de Campo Grande.
Os Conselhos de Juventude são entidades permanentes e de caráter consultivo, cuja principal responsabilidade é tratar das políticas públicas voltadas para a juventude, bem como assegurar o pleno exercício dos direitos por parte dos jovens. Ao integrar esses conselhos, a Arquidiocese de Campo Grande, por meio da Pastoral Juvenil, reafirma sua missão de ser uma voz ativa e representativa nas esferas de decisão que moldam o futuro dos jovens.
A presença da Pastoral Juvenil nesses conselhos reflete a importância dada à inclusão dos jovens nos processos de decisão, fortalecendo o diálogo entre a juventude e o poder público. Isso é fundamental, pois os jovens são os mais afetados pelas políticas públicas e, ao mesmo tempo, possuem uma visão inovadora e renovadora sobre as diversas questões sociais.
A participação no Conjuv.ms e na Sejuvcg permitirá que a Pastoral Juvenil contribua de maneira significativa para a construção de um ambiente mais justo e inclusivo para os jovens de Campo Grande e de todo o Mato Grosso do Sul. Além disso, essa presença ativa irá promover uma maior integração entre as ações da Igreja e as iniciativas do poder público, criando sinergias que podem resultar em benefícios concretos para a juventude.
Em suma, ao ocupar cadeiras nos Conselhos da Juventude, a Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Campo Grande está não apenas representando os jovens católicos, mas toda a juventude da região, assumindo um papel fundamental na defesa dos direitos e na formulação de políticas que assegurem um futuro mais promissor para todos.