Nos últimos tempos, muitos são os grupos jovens paroquiais que vem surgindo com uma identidade essencialmente paroquial, não vinculados a expressões e carismas específicos. As maiores dificuldades encontradas pelos párocos e líderes paroquiais estão na rotatividade dos jovens e não-permanência destes em uma dinâmica semanal, além do cansaço das coordenações nas preparações dos grupos com temas e acompanhamento dos grupos.
O Domingo Jovem surge com uma ideia de reunir os jovens da paróquia mensalmente, independente do movimento ou grupo que participem, em um encontro simples e elaborado, jovem e aprofundado. Tem por objetivo fundamental aprofundar um tema específico mediante dinâmicas, reflexões e espiritualidade, além de inserir os jovens na rotina paroquial.
Deve ser um encontro mensal preparado dos jovens para os jovens, incentivando-os na caminhada com Cristo, reconhecendo-os como importantes e necessários nas atividades eclesiais da Igreja, além de reconhecê-los como o SONHO e o AGORA de Deus.
O Domingo Jovem pode ocorrer em um domingo específico do mês, começando no período vespertino e encerrando com a Santa Missa. Deve ter o rosto jovem, por isso, deve contar com uma boa ambientação e acolhida, animação (quando possível), aprofundamento do tema (dinâmica e pregação), lanche e Santa Missa.
Um dos maiores legados do Domingo Jovem é a oportunidade de formar e treinar os jovens da comunidade paroquial nos mais diversos ministérios. Como deve ser um encontro preparado pelos jovens e com o rosto dos jovens, nada melhor eles mesmos assumam as funções de organização e preparação do encontro. Além de preparar o encontro, a oportunidade de exercerem as funções nos diversos ministérios, vai preparando-os para exercerem na vida paroquial-comunitária.